quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Fenômenos Físicos e Fenômenos Químicos

Se você pensa que fenômeno é um termo que se resume nele:

http://www.futebolpiada.com.br/numeros-sobre-ronaldo-fenomeno

você está muito enganado! 

Antes de entendermos o que é fenômeno, temos que compreender o que é matéria.
MATÉRIA É TUDO O QUE TEM MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO (TEM VOLUME).
Por exemplo, uma pedra de giz. Se o colocarmos em uma balança, ele terá uma massa, cerca de 5 gramas. Se o colocarmos sobre a mão, percebemos que ele ocupa um espaço, um lugar, alguns centímetros cúbicos. Então, por ter massa e volume, a pedra do giz é composta de matéria.
Pense em várias outras possibilidades: a carteira, a cadeira, a cortina, seu próprio corpo, o papel, os grãos de terra, etc. Tudo tem massa e ocupa lugar, portanto, todos esses exemplos são constituídos de matéria.
Para as Ciências, FENÔMENO é toda e qualquer mudança, alteração, acontecimento que afetar a matéria.
Os alunos têm, desde cedo na escola, contato com os fenômenos físicos, químicos e biológicos, muitas vezes sem nem saber disso. Ciências é um componente curricular que estuda esses tipos de fenômenos, como já foi explicado em outra postagem anterior.
No momento de estudo no qual nos encontramos no 9º ano é importante saber diferenciar os tipos de fenômenos estudados pelas Ciências, especialmente os fenômenos químicos e físicos.

- Fenômenos químicos: são os acontecimentos, mudanças, alterações que afetam a matéria alterando sua estrutura, fazendo surgir novas substâncias. São reações que muitas vezes podem ser percebidas, pois podem liberar fumaça, borbulhar, ou produzir cheiros, ou mudar de cor, ou aumentar a temperatura, ou seja, os fenômenos químicos alteram as propriedades/características da matéria.
Veja alguns exemplos de fenômenos químicos:

http://www.mundoeducacao.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

Álcool queimando: há produção de fumaça que contém gases que antes não estavam presentes no álcool. Além disso, há liberação de energia na forma de luz e calor. Aliás, falou em queimar/combustão, está falando de fenômeno químico!

http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

Fotossíntese: gás carbônico e água são transformados pelos seres clorofilados em moléculas de glicose e oxigênio. Veja a fórmula da fotossíntese a seguir:

www.projetofotossintese.blogspot.com.br

O mesmo acontece com a respiração. Ela também é um fenômeno químico, já que oxigênio e glicose são transformados em outras substâncias, no caso, gás carbônico e vapor de água. Veja a fórmula da respiração celular:
www.aprenderciencias.com


http://www.mundoeducacao.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

No caso do papel queimando, também é um fenômeno químico pois além de gerar fumaça pela produção de gases, ainda existem as cinzas, com estrutura diferente do que tinha o papel antes.

http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

A formação da ferrugem é outro fenômeno químico, pois o ferro reage com o oxigênio gerando o hidróxido de ferro, que é a ferrugem  - Fe(OH)2

http://www.mundoeducacao.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

No exemplo acima temos um fenômeno químico ocorrendo: na pipeta está uma solução de nitrato de chumbo. Repare que aparece como um líquido transparente. No erlenmeyer tem uma solução de iodeto de potássio que também está como líquido transparente. Ao pingar a solução de nitrato de chumbo no iodeto de potássio, aparece uma substância sólida e de cor amarela no fundo do erlenmeyer, um precipitado. Esse precipitado é uma nova substância, o iodeto de chumbo. Nova substância, portanto, fenômeno químico!

http://www.slideshare.net/profNICODEMOS/aula-8-fenmenos-fsicos-e-qumicos-2014

Quando o leite transforma-se em coalhada, ele muda de textura e de cheiro devido às substâncias ácidas que os micro-organismos liberam no leite. A coalhada não tem mais a mesma estrutura química do leite. Surgem novas substâncias diferentes das anteriores.


Quando o comprimido efervescente entra em contato com a água, são produzidos gases, especialmente o gás carbônico, que são liberados na água formando bolhas. Como o gás carbônico não era uma substância presente antes e se formou depois da reação entre água e comprimido, então temos um fenômeno químico.

www.grupoescolar.com
O Ozônio O3 é um gás que existe na estratosfera de nosso planeta e que nos protege dos raios ultravioleta do sol que são capazes de nos causar cânceres de pele. Infelizmente, o ozônio pode ser destruídos pelos clorofluorcarbonos (CFC), que são gases que destroem o ozônio conforme a reação descrita a seguir (www.infoescola.com)

Os gases CFC em contato com a luz do sol liberam o cloro (Cl). Esse cloro reage com o ozônio transformando-o em oxigênio (O2) e óxido de cloro (ClO). O óxido de cloro pode reagir ainda com outras moléculas de ozônio transformando-as em oxigênio e cloro. 
O processo de digestão dos alimentos também contém fenômenos químicos. Desde que a saliva entra em contato com o amido dos alimentos, esses já começam a ser decompostos em substâncias cada vez menores. No estômago, principalmente as proteínas sofrem digestão química, enquanto que no duodeno, as gorduras são digeridas. 


www.pesquisefeliz.blogspot.com.br

Todo o processo de digestão química é realizado pela ação de enzimas que são proteínas especiais que atuarão como verdadeiras "tesouras" químicas, decompondo os alimentos em partes cada vez menores até chegar nos nutrientes que poderão ser absorvidos no intestino e irão alimentar nossas células. O quadro abaixo esquematiza um pouco dessas reações, indicando as enzimas que atuarão em cada tipo de nutriente.
www.slideplayer.com.br
A hidrólise da água é um fenômeno químico bastante interessante. Ao submetermos a água a uma corrente elétrica, essa corrente consegue decompor a água em dois gases: o hidrogênio e o oxigênio. Veja na ilustração a seguir:


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBnNp-F9oxhd15Dlw6b9oqDZuLCAdO67inxKpPAccqKBZOWLwKgE6qvXPtaVS7xyw_lR2bXuF9OF7XpqVbvLqDdzsKfnuMu4iPe2myurLPxjxuF5P2uUaoEowoz_pWDCCU2brrd2icezg/s1600/eletrolise-da-agua.jpg

O lixo, quando sofre a ação de micro-organismos decompositores, é transformado em diferentes tipos de substâncias. Alguns gases como o gás carbônico e o metano, por exemplo. O chorume, com uma série de substâncias dissolvidas nele.

www.1sustentareengenharia.com.br

Outra reação química interessante é aquela observada no crescimento da massa de pão. O fermento para pão contem o micro-organismo Saccharomyces cerevisiae que se alimenta dos açúcares presentes na massa e liberando no interior dela, várias moléculas de gás carbônico que faz a massa inchar, ficar mais leve e menos densa, que chega a ser capaz de flutuar na água após o processo.

www.comidinhasdajuju.com 
O Saccharomyces cerevisiae também é usado em outros processos de fermentação, como para produção de vinhos e cervejas. As reações para produção de pão e de bebidas encontram-se no esquema a seguir:


As reações químicas podem causar efeitos surpreendentes. Veja por exemplo o caso da luz emitida pelos vaga-lumes. O oxigênio que é inalado pelo vaga-lume reage com substâncias de seu organismo e o resultado é a liberação de energia em forma de luz. Os cientistas chamam esse fenômeno de bioluminescência e ele rola também em outras espécies, como o peixe-lanterna Photoblepharon sp., que vive nas profundezas dos oceanos, e um pequeno crustáceo chamado cypridina... "A função biológica da bioluminescência é pouco compreendida, mas os cientistas desconfiam que ela seja usada para iluminar o campo de visão, atrair presas, no reconhecimento de diferentes espécies e parceiros sexuais e até como uma arma contra predadores", afirma o químico Etelvino Bechara, da Universidade de São Paulo (USP). 
Para saber mais sobre o assunto, visite o site: http://biologiamais.com.br/curiosidades/como-o-vaga-lume-emite-luz-29.html.

http://biologiamais.com.br/curiosidades/como-o-vaga-lume-emite-luz-29.html.

- Fenômenos físicos: são aqueles fenômenos que afetam a matéria mas não mudam sua estrutura, não causam a formação de novas substâncias. Estão relacionados aos diferentes tipos de energia como energia luminosa, sonora, mecânica, térmica, gravitacional, elétrica, magnética, etc.
Veja alguns exemplos de fenômenos físicos:

www.psicosequimicaifan.blogspot.com.br

Quando colocamos açúcar ou sal na água, as substâncias continuam sendo água com açúcar ou água com sal. Não há um fenômeno químico, pois não surge nova substância. Mesmo quando exageramos na quantidade e um pouco de açúcar ou sal se decanta no fundo, continua sendo açúcar ou sal. Portanto, misturar açúcar com água ou sal com água são fenômenos físicos. Até mesmo os sucos em pó com seus corantes artificiais. Embora tinjam a água, não deixa de ser água com suco em pó e seu corante artificial que já estava ali presente misturado ao pó do suco.

www.manutencaoesuprimentos.com.br

Metias sofrendo fusão, ou seja, sendo aquecidos para passarem do estado sólido para o líquido, também representam fenômenos físicos pois é apenas uma mudança de estado físico.

www.agracadaquimica.com.br

Essas bolinhas brancas são conhecidas como naftalinas. Elas são feitas de substâncias altamente voláteis, que saem do estado sólido e passam direto para o estado gasoso, ou seja, sofrem a mudança de estado físico da sublimação. A naftalina era bastante usada dentro de armários e gavetas para espantar traçar e baratas. Seu cheiro é forte e bastante característico. Como foi percebido que tem ação neurotóxica, caiu em desuso.

www.markinhosmm.blogspot.com.br

Uma panela de pressão funciona através da formação do vapor de água dentro dela. Esse vapor fica preso dentro da panela bem tampada, escapando em pequenos jatos pela válvula. Se a válvula não estiver bem limpa e se a válvula de segurança falhar, a pressão exercida pelo vapor dentro da panela é tão grande que ela explode, destruindo o fogão, lançando o alimento que está sendo cozido no teto e ferindo gravemente as pessoas que estiverem perto. A formação do vapor também é uma mudança de estado físico. No caso, a água, em estado líquido, recebe calor e passa para o estado gasoso.


http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

A estrutura do gelo é feita de água congelada. Quando o gelo ganha calor e se liquefaz/funde, passa para o estado líquido, que também é água. Em nenhum momento a substância deixou de ser H2O. Não houve formação de substâncias novas, portanto, a mudança de gelo para água é um fenômeno físico.

www.perguntasprovisorio.blogspot.com.br

Na foto acima temos o gelo sexo sofrendo sublimação na água. O gelo seco nada mais é do que gás carbônico bastante comprimido, em estado sólido. Quando é colocado em contato com o ambiente ou com a água, o gás carbônico sai do estado sólido e passa para o gasoso rapidamente o que acaba causando bolhas na água. O gás carbônico continuou sempre sendo gás carbônico e a água sempre água. Não há formação de novas substâncias, portanto é um fenômeno físico. Não vá confundir com o caso do comprimido efervescente!


http://www.mundoeducacao.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

Quando a lata de alumínio é amassada, ela muda seu formato, mas continua sendo lata de alumínio. Sofreu uma alteração que é um fenômeno físico.

http://www.escolakids.com/fenomenos-fisicos-e-quimicos.htm
 Papel rasgado continua sendo papel apesar de mudar o seu formado. Há alteração, mas essa é um fenômeno físico.


http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

 Olha o que a energia eletrostática faz com os cabelos do menino. Existe mudança, mas não há produção de novas substâncias. É um fenômeno físico.

http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm



http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

A ação do ímã também é um fenômeno que não causa a formação de novas substâncias, portanto, é exemplo de fenômeno físico.

Espero que nesta postagem você tenha compreendido bem a diferença entre fenômenos físicos e químicos e conhecido alguns exemplos.
Na nossa aula na escola, faremos alguns experimentos e você aprenderá o passo-a-passo da confecção de um relatório de experiência. Além disso, exercícios escritos serão feitos. Tanto o relatório da experiência quanto os exercícios escritos valerão notas para o primeiro bimestre.

Caso queira ler mais sobre o assunto, consulte os links abaixo:
- http://www.slideshare.net/profNICODEMOS/aula-8-fenmenos-fsicos-e-qumicos-2014
- http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1372390-5604,00-SAIBA+COMO+DIFERENCIAR+FENOMENOS+FISICOS+DE+QUIMICOS.html
http://www.mundoeducacao.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm
- http://www.escolakids.com/fenomenos-fisicos-e-quimicos.htm

Para assistir a videoaulas sobre o assunto, acesse os links abaixo:
- https://www.youtube.com/watch?v=Cs3M8JE3A9g
- https://www.youtube.com/watch?v=JBGL8WPq-Kg
- https://www.youtube.com/watch?v=1AqCHnmeCSo

Na próxima postagem, exercícios para você fixar esses conteúdos e testar os seus conhecimentos.


Questionário Diagnóstico Inicial

Respondendo ao questionário a seguir, o meu aluno contribui para o levantamento do perfil da turma da sala naquele ano.


1 - Nome completo:

2 - Data de nascimento:

3 - Número do celular:

4 - E-mail:

5 - Bairro em que mora:

6 - Forma como vem para a escola: a pé, carro particular, vã, ônibus escolar municipal, ônibus de linha?

7 - Com você, quantas pessoas moram na casa: até três, quatro, cinco, seis, sete ou mais?

8 - Responsável(is) direto(s) por você: mãe e pai, apenas mãe, apenas pai, irmão ou irmã, tio ou tia, apenas avó, apenas avô, avó e avô, outro?

9 - Você tem alguma obrigação em sua casa? Qual?

10 - Da sua vida em família o que você mais gosta? O que lhe deixa mais feliz?

11 - Formas de acesso à internet: não tem acesso, pelo celular, pelo computador pessoal, na lan house?

12 - Quanto tempo passa conectado à internet por dia: o dia todo, 4 horas, 3 horas, 2 horas, 1 hora, não fico conectado?

13 - Na maior parte das vezes, qual o horário em que vai dormir: 21h, 22h, 23h, meia noite, 1h, 2h, 3h, depois das 3h?

14 - Na maior parte das vezes, qual o horário que costuma acordar: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h?

15 - Com relação a programas de TV, qual é o programa que mais gosta de assistir e qual você menos gosta? (não confunda com canal de TV)

16 - Das opções a seguir, qual você gosta mais: ler, escrever, desenhar, pintar, cantar, dançar?

17 - Quantos filmes assistiu no cinema em 2014?

18 - Quantos livros leu em 2014?

19 - De todos os livros que leu em sua vida, qual você mais gostou?

20 - Você pratica atividade física regularmente? Se sim, qual?

21 - Você toca algum instrumento musical? Qual?

22 - Quais são seus objetivos para o futuro?

23 - Qual é o seu sonho?

24 - Quais são suas maiores qualidades como ser humano?

25 - Quais são seus piores defeitos?

26 - Cite uma pessoa que você considera ser um exemplo a seguir na vida e explique por que.

27 - Para o ano que vem você pretende: continuar o Ensino Médio nesta escola, ir para a ETEC (Industrial), ir para o Colégio da Embraer, ir para a escola particular?

28 - Complete: Estudar é ...

29 - Complete: A EE Cardoso de Almeida é ...

30 - Para encerrar, deixe uma mensagem que considere importante, faça um desenho ou deixe seu símbolo/sinal/marca.


* Essa atividade feita na sala de aula ou entregue corretamente na aula seguinte vale 2 pontos. O aluno deve ler as questões e apenas respondê-las em uma folha de caderno separada para entregar.