sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Fenômenos Químicos e Físicos: Exercícios

Esses exercícios o ajudarão a estudar, fixar o conteúdo e verificar se aprendeu. Use a postagem anterior sobre fenômenos químicos e físicos para procurar as respostas ou consulte os sites indicados como fontes dessas questões.

1 - Para ser uma potência mundial uma nação deve possuir tecnologia, ou seja, essa nação deve estar a frente das outras em várias conhecimento. Uma área do conhecimento muito importante é a das ciências. Quando transformamos matéria, ou seja, quando reagimos materiais diferentes para obtermos outras substâncias, estamos observando um tipo de fenômeno. Esse fenômeno é:
a)    Fenômeno químico
b)    Fenômeno físico
c)    Fenômeno meteorológico
d)    Fenômeno biológico

2 - Uma possível definição de lixo é que são restos das atividades humanas, considerados por aqueles que os produzem (geradores) como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. O Brasil produz atualmente mais de 100 mil toneladas de lixo por dia e a maioria desse material é descartada em lixões a céu aberto. O lixo, com o passar do tempo, sofre uma série de transformações. Durante o processo de transformação do lixo, verificamos de algumas características como cor, cheiro e aparência podem mudar. O conjunto final de características final do material vai ser diferente do conjunto de características iniciais. Esse texto refere-se a que tipo de fenômeno?
a)    Fenômeno físico
b)    Fenômeno químico
c)    Sublimação
d)    Condensação

3 - Em nosso dia-a-dia convivemos com várias transformações, muitas das quais nem tomamos conhecimento. Como exemplo dessas transformações podemos citar:
I – Formação da neve
II – Fusão do chumbo
III – Queima do álcool
IV – Atração de uma agulha por um ímã
V – Obtenção de iogurte a partir do leite
Dos exemplos citados acima, quais representam fenômenos químicos?

4 - Qual das alternativas a seguir contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia?
a)    Queima de um fósforo
b)    Derretimento do gelo
c)    Transformação do leite em coalhada
d)    O desprendimento de gases quando o sal de fruta é colocado na água
e)    O escurecimento de um objeto de latão

5 - Das alternativas abaixo, qual NÂO apresenta um fenômeno químico?
a)    Queima da folha de papel
b)    Dissolução de comprimido efervescente em água
c)    Evaporação de água dos oceanos
d)    Destruição da camada de ozônio
e)    Digestão dos alimentos no organismo

6 - Em qual dos eventos abaixo NÂO ocorre transformação química?
a)    A emissão de luz pelo vaga-lume
b)    Fabricação de vinho a partir da uva
c)    Crescimento da massa de pão
d)    Explosão de uma panela de pressão
e)    Produção de iogurte a partir do leite

7 – Tem-se um fenômeno químico quando:
a)    Uma amostra rochosa é pulverizada por meio de pressão
b)    A água é aquecida até a ebulição
c)    O açúcar é dissolvido na água
d)    Um pedaço de chumbo é fundido
e)    Um palito de fóforo é aceso

8 - Dentre as transformações a seguir, aquela que NÃO representa um exemplo de fenômeno químico é:
a)    A efervescência do sal de fruta
b)    A ação do fermento na massa do pão
c)    A eletrólise da água
d)    O escurecimento de um anel de bijuteria
e)    Obtenção de nitrogênio a partir do ar

9 - Analise as situações abaixo colocando F para fenômeno físico e Q para fenômeno químico:
(   ) precipitação da chuva
(   ) queima do gás de cozinha
(   ) formação do gelo no congelador
(   ) processo de respiração animal e vegetal

10 -Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:                           
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  
Coluna B:
A.   Amassar um papel;
B.   Fotossíntese realizada pelas plantas;
C.   Quebrar um copo de vidro;
D.   Ferver a água;
E.   Dissolução do açúcar em água;
F.    Alimento decompondo-se no lixo;
G.   Congelamento da água;
H.   Queima do carvão;
I.      Produção de queijo a partir do leite;
J.    Transformação de tecido em roupas;
K.   Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
L.    Aquecer uma panela de alumínio;
M.   Queima de papel;
N.   Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
O.   Azedamento do leite;
P.   Corte de um bolo;
Q.   Digestão de alimentos;
R.   Enferrujamento de uma palha de aço;
S.   Amassar uma latinha de alumínio.

11 - Considere os fenômenos abaixo:
       1 - Dissolução do sal de frutas;
       2 - Produção de caramelo a partir do açúcar;
      3 - Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;
       4 - Cândida em tecido colorido;
      5 - Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;
       6 - Queima de um pedaço de madeira.
Quais deles são fenômenos químicos?
       a) 1, 2, 3, 5.
       b) 1, 2, 4, 6.
       c) Apenas 6.
       d) Todos são fenômenos químicos.
       e) Nenhuma das opções.

12 - (UEPA) Considerando-se as transformações:
     1 - A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor.
  2 -As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão
  3 - Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem.
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:
     a) Físico, químico, físico
     b) Físico, químico, químico.
     c) Físico, físico, químico.
     d) Químico, químico, físico.
     e) Químico, físico, físico.

13 - As imagens dos quadros A, B e C mostram, respectivamente, os sistemas iniciais e finais de algumas transformações da matéria:

A partir da análise das imagens, indique em que situação(ões) há indício(s) de transformação(ões) química(s):
a) Apenas em C.
b) Em A e C.
c) Em A e B.
d) Apenas em A.
e) Todas as situações.

14 - (UFPE)  Veja os esquemas a seguir:
I. Água quando é submetida a uma corrente elétrica, libera gás hidrogênio, gás oxigênio
II. Gelo quando recebe calor passa para água   
III. Água oxigenada em contato com a luz se decompõe em água e gás oxigênio    
Assinale a alternativa que classifica corretamente os fenômenos acima em físico e químico:
a) I é físico, II é químico e III é químico
b) I é químico, II é químico e III é físico
c) I é físico, II é físico e III é químico
d) I é químico, II é físico, III é químico

15 - Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:
a) Produção  de plásticos a partir do petróleo.
b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
c) Fabricação da coalhada a partir do leite.
d) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.
e) Produção da gasolina a partir do petróleo.
f) Prego enferrujado.
g) Queima da gasolina. 
h) Fotossíntese realizada pelas plantas.
i) Decomposição da luz solar por um prisma

16 - (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3

17 - (UFSC) As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:
 01. Digestão de um alimento — fenômeno físico
02. Água oxigenada em contato com a luz libera água + oxigênio gasoso — reação química
04. Queima de fogos de artifício — fenômeno físico
08. Transformação do gelo em água — fenômeno físico
16. Sublimação do iodo sólido — reação química
Dê a soma dos itens corretos.

18 - (UNESP – SP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.
Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b) física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física




Fontes dos exercícios:
-http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-quimica/exercicios-sobre-fenomenos-fisicos-quimicos.htm
-http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-quimica/exercicios-sobre-transformacoes-materia.htm
-http://exercicios.mundoeducacao.com/exercicios-quimica/exercicios-sobre-fenomenos-fisicos-quimicos.htm
- www.supletivounicanto.com.br/.../quimica/fenomenos_quimicos_fisicos