Propriedades Específicas da Matéria:
Parte 1
As propriedades específicas da matéria são aquelas próprias do material, geralmente não se repetindo em outros materiais. São propriedades típicas que permitem a identificação de cada material.
As propriedades específicas podem ser divididas em três tipos: organolépticas, físicas e químicas, como já explicado anteriormente.
Nesta primeira parte, vamos nos debruçar sobre o conhecimento das propriedades organolépticas, especialmente a cor o e brilho.
Na parte 2 estudaremos densidade, na parte 3 as mudanças de estado físico e na parte 4 outras propriedades específicas.
Vamos lá!
- Organolépticas: são as propriedades percebidas pelos sentidos. Os sentidos são cinco: visão, audição, paladar, olfato e tato. Olhos, orelhas, língua, nariz e pele, são os órgãos responsáveis por captarem as propriedades específicas que serão descritas.
São elas:
a) cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão;
b) brilho: a capacidade de uma substância de refletir luz é a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela visão;
c) sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta propriedade é percebida pelo paladar;
d) odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta propriedade é percebida pelo olfato;
e) timbre: ao receber um impacto, cada matéria emite um som típico captado pela audição;
f) textura: cada material ao tocar na pele pode ser sentido de uma forma pelo tato.
Quando estudarmos os cinco sentidos, entenderemos melhor como percebemos as propriedades organolépticas.
Nesta postagem vamos dar destaque à cor e brilho dos materiais.
Luz e Cor
A luz é um fenômeno físico caracterizado por ondas eletromagnéticas, portanto, capazes de serem propagadas no vácuo com velocidade de 300.000 Km/s.
A nossa principal fonte de luz vem da estrela Sol, situada a cerca de 150 milhões de quilômetros de distância, sendo que sua luz leva cerca de 8 min para chegar à Terra.
A luz do Sol, assim como a luz fluorescente que usamos na sala de aula, são policromáticas, ou seja, composta por raios de mais de uma cor.
Isaac Newton foi o cientista que descobriu isso utilizando-se de raios de sol e de prismas. Os primas são instrumentos ópticos capazes de decompor a luz em suas cores quando são atravessados por ela:
O prisma recebe um raio de luz branca e o refrata em suas sete cores
Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta são as cores da luz branca. Isso mesmo, as cores do arco-íris!
Aliás, o arco-íris acontece quando as gotículas de chuva do céu funcionam como prismas, decompondo a luz do sol em suas sete cores quando ela as atravessa.
Os nossos olhos não conseguem ver as cores da luz incidente, a não ser com o auxílio dos prismas. Use o tubo transparente de uma caneta ou uma régua transparente entre o seus olhos e a luz que você observará a decomposição em cores!
Os nossos olhos conseguem ver a luz refletida apenas. Ou seja, a luz deve bater em algum corpo e esse corpo refletir a luz para podermos ver as cores nos objetos.
Das sete cores mencionadas, nossos olhos são capazes de captar 3 delas e da mistura delas todas as outras cores: o verde, o azul e o vermelho.
Perceba que as cores primárias de nossa visão, o vermelho, o verde e o azul, podem se misturar resultando nas cores secundárias de nossa visão (o amarelo, o azul e o violeta) e até em branco!
Para enxergarmos as cores dos objetos, vemos sempre a cor da luz que eles refletem. As cores que eles não refletem são absorvidas pelo objeto e suas luzes transformadas em calor.
Por exemplo, quando você vê uma pessoa de blusa vermelha, significa que a luz, com suas sete cores, incide naquela blusa, mas o corante que foi usado no tecido dela é capaz de absorver 6 cores da luz, menos uma, o vermelho, que é refletido e que seu olho consegue enxergar.
Veja o exemplo da rosa:
De forma semelhante, vemos os objetos que são verdes (refletem o verde) e os que são azuis (refletem o azul).
No caso de amarelo, roxo e outras cores, o objeto consegue absorver algumas cores e refletir outras misturadas:
Assista ao excelente vídeo do Mago da Física para entender melhor essa explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0
No caso de objetos pretos, significa que todas as cores da luz foram absorvidas e quanto a objetos brancos, refletem todas as cores misturadas.
Quando a mãe fala "não anda no sol de roupa preta que dá mais calor" ela tem razão. A roupa preta foi tingida com pigmentos que absorvem toda a luz que incide nela, transformando-a em calor. Já as roupas brancas refletem a luz.
A prova de que a mistura das cores resulta no branco está, por exemplo, no Disco de Newton.
Veja como construir um Disco de Newton no vídeo:
Veja também o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nHxllESeJpo
Tudo pode ficar muito interessante como no exercício a seguir:
http://www.ciencia-cultura.com/pagina_fis/vestibular00/vestibular-FenomenosOpticos003.html
(Taubaté - SP) Num cômodo escuro, uma bandeira do Brasil é iluminada por uma luz monocromática amarela. O retângulo, o losango, o círculo e a faixa central da bandeira apresentariam, respectivamente, as cores:
a) verde, amarela, azul, branca
b) preta, amarela, preta, branca.
c) preta, amarela, preta, amarela.
d) verde, amarela, verde, amarela.
e) amarela, amarela, amarela, amarela.
Solução:
(Taubaté - SP) Num cômodo escuro, uma bandeira do Brasil é iluminada por uma luz monocromática amarela. O retângulo, o losango, o círculo e a faixa central da bandeira apresentariam, respectivamente, as cores:
a) verde, amarela, azul, branca
b) preta, amarela, preta, branca.
c) preta, amarela, preta, amarela.
d) verde, amarela, verde, amarela.
e) amarela, amarela, amarela, amarela.
Solução:
Alternativa c
Você consegue explicar o porquê disso?
As imagens utilizadas nesta postagem e muito mais explicações e até um jogo online sobre o assunto, você pode encontrar nos links indicados a seguir:
As imagens utilizadas nesta postagem e muito mais explicações e até um jogo online sobre o assunto, você pode encontrar nos links indicados a seguir:
http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_13.html
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Refracaodaluz/luz_mono_e_policromatica.php
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/lar/sara/doc/teoria.pdf
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/luzes-e-cores
http://www.brasilescola.com/fisica/cor-luz.htm
https://umpoucosobrecor.wordpress.com/como-o-olho-enxerga-a-cor/