domingo, 19 de abril de 2015

Atividade sobre Propriedades da Matéria

A atividade a seguir foi retirada do Caderno do Aluno do Governo de Estado de São Paulo, referente ao 9º ano. É uma atividade interessante, que trabalha tanto algumas propriedades gerais quanto específicas.

Materiais
            Para esta atividade, você deve conseguir os seguintes materiais:
- um pedaço de fio de solda,
- um bastão de giz,
- uma moeda de R$ 0,25,
- um clipe de metal,
- uma esponja de aço,
- um martelo pequeno,
- uma tábua de carne,
- uma lanterna.

Procedimentos
1º - Pegue o bastão de giz e segure-o pelas extremidades, pressionando-o e buscando dobrá-lo ao meio. Faça a mesma coisa com o clipe, com um pedaço de fio de solda e com a moeda. Anote o que observou.
2º - Coloque um pedaço de giz, um pedaço de fio de solda, o clipe e a moeda sobre a tábua. Bata com o martelinho em cada um desses materiais. Anote na tabela, na coluna “impacto”, o que observou.
3º - Tente riscar com a unha cada um dos materiais e observe em quais deles é possível deixar uma marca, um sulco. Anote suas observações com relação ao “risco”.
4º - Agora, você vai observar o comportamento dos mesmos materiais ao interagirem com a luz. É dessa interação que resultam o brilho e a cor desses materiais. Para isso, faça o que está indicado nos procedimentos seguintes.
Coloque o clipe, o giz, o fio de solda e a moeda sobre a tábua. Esfregue a esponja de aço sobre cada um deles e verifique quais ficaram com brilho mais intenso. Anote suas observações com relação ao “brilho”.
Exponha a tábua com os diferentes materiais a uma luz mais intensa que a do ambiente da sala de aula, como a luz solar direta, nas proximidades de uma lâmpada ou à luz de uma lanterna. Compare a intensidade do brilho dos materiais nas duas situações e anote os resultados
5º - Observe a cor de cada um dos materiais em estudo: do giz, do clipe, do fio de solda e da moeda.

Resultados
Agora, com base em suas observações, preencha a tabela a seguir:


Discussão
Para discussão adequada da atividade desenvolvida, procure responder corretamente em seu texto as seguintes questões:
1 - A resposta de cada material à força e à luz leva-nos a verificar quais propriedades?
2 - Dessas propriedades, quais são gerais e quais são específicas?
3 - O fato da moeda não ter flexionado com a força exercida pelos dedos, significa que ela não tem flexibilidade? Justifique.
4 - Qual a diferença entre flexibilidade e elasticidade?
5 - Dentre os quatro materiais testados, existe algum que seja flexível à força aplicada pelos dedos? Existe algum que seja elástico? Justifique.
6 - Dê exemplos de outros materiais, além dos estudados, que sejam flexíveis não elásticos, flexíveis elásticos e não flexíveis.
7 - Qual a diferença entre dureza e tenacidade?
8 - Dentre os materiais testados, qual o que apresentou maior dureza e qual o mais tenaz?
9 - O giz utilizado tem a cor branca. Considerando o que já foi estudado a respeito, explique como enxergamos a cor branca.
10 - Tente explicar por que o fio de solda é mais flexível que o clipe, por exemplo.