sábado, 31 de janeiro de 2015

PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA - PARTE 2

Nesta postagem, vamos continuar estudando as propriedades gerais da matéria. 

Inércia
A inércia é a tendência que um corpo tem de manter-se em repouso ou em movimento em linha reta e com velocidade constante. É medida pela massa. 

www.aprenderciencias.com

Para você entender melhor:
Se lançássemos uma pedra para frente, se não houvesse força da gravidade e nem atrito com o ar, a tendência da pedra seria de continuar seu movimento. Ao contrário, se uma pedra estiver parada, a tendência dela é continuar parada, a não ser que alguma força a tire do repouso.
Quando estamos dentro de um carro ou ônibus, sentimos fortemente a inércia em nosso corpo.
Se o carro está andando para frente e de repente freia, a tendência de nosso corpo é continuar indo para frente devido à inércia, portanto, na frenagem, nosso corpo é arremessado para frente, como mostra a figura a seguir:
www.websmed.portoalegre.rs.gov.br

Se estamos parados dentro de um ônibus que também está parado, quando o ônibus inicia o movimento para frente, devido a inércia, a tendência de nosso corpo é continuar parado no mesmo lugar, então somos arremessados para trás.
Assista aos vídeos a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=T40CGrBJwk4
Os caçadores de mito conseguiram imitar esse comercial, mas tiveram que retirar o efeito do atrito da toalha com a mesa. Para isso, usaram óleos e plástico. Sem a influência do atrito, conseguiram mostrar que a tendência dos objetos  parados sobre a mesa é de continuarem parados. Isso é inércia.
https://www.youtube.com/watch?v=7IDc1Tm4XfM

Perceba que realmente as louças permaneceram sobre a mesa, mas o corpo do menino maior, tirou o corpo do menino menor da inércia e ele bateu na estante, que, ao receber a força, saiu da inércia e caiu sobre o menino menor. Espero realmente que ele tenha sobrevivido e conseguido se recuperar bem...

Compressibilidade
Capacidade da matéria de reduzir o seu volume conforme a aplicação de uma força/pressão.
Assista ao vídeo:
O ar é composto por moléculas de vários gases, como oxigênio, gás carbônico, por exemplo. Existem espaços entre esses gases. Ao exercer pressão sobre o ar, essas moléculas se aproximam, diminuindo o espaço/volume ocupado com ele. Apenas com a pressão da mão, conseguimos fazer, por exemplo, 10 mL ou cm3 de ar ocupar apenas 5 mL ou cm3.
Essa propriedade de aproximar as moléculas e ocupar um volume menor quando sofre pressão é chamada de compressibilidade.
Assista também ao vídeo: 
https://www.youtube.com/watch?v=JugA7VS1Mak. 
Perceba que, com a força da mão, não conseguimos comprimir a água. Para isso, seria necessária uma força muito maior. Ela não é incompressível, apenas não conseguimos aproximar suas moléculas com nossa força!
Se você pressionar fortemente o ar dentro de uma seringa, irá perceber que se formam gotículas de água dentro da seringa. Isso acontece porque a pressão pode fazer que o vapor de água que está no ar preso dentro da seringa, ao ter suas moléculas aproximadas, passa para o estado líquido. Para compreender melhor, observe as figuras:

www.sobiologia.com.br

Expansibilidade
Capacidade da matéria de aumentar o seu volume conforme a aplicação de uma força/energia.
Veja o exemplo da expansão do ar no vídeo a seguir.




Para montar um experimento como esse, você precisa prender a boca de uma bexiga à boca de uma garrafa que estará cheia de ar. Então, deve colocar a garrafa em uma bacia com água quente.
A bexiga que estava murcha antes, ficará para cima, com ar dentro. Por que isso acontece?
O calor fornece energia às moléculas de ar, que ficam agitadas, se separam mais, ocupando um espaço/volume maior, indo ocupar a bexiga.
Veja mais sobre o efeito do calor sobre a compressibilidade e a expansibilidade do ar no vídeo:

Mas não é só o ar que tem essas propriedades. Não se esqueça que são propriedades gerais, portanto, todos os tipos de matéria tem compressibilidade e expansibilidade.


Flexibilidade
Capacidade de um material de responder a forças mecânicas dobrando ou esticando sem se quebrar.
Por exemplo: veja as roupas de fazer ginástica. Elas tem bastante lycra que é flexível e faz essas roupas acompanharem os movimentos sem se romper. 
Agora, pense no giz. Qualquer pressão que coloque no corpo dele, ele se quebra.
A lycra tem maior flexibilidade que o giz. Olha só o teclado de silicone a seguir!
www.g1.globo.com


Elasticidade
Capacidade da matéria de retornar à forma original, quando a força que a deforma é retirada.
www.vilabio2.wordpress.com

Pense agora no elástico. Ele nos confunde bastante com relação aos conceitos de flexibilidade e elasticidade. 
Vamos entender melhor?
Quando fazemos como na foto acima, usamos força para esticar o elástico e ele estica, vemos a propriedade de flexibilidade dele, pois ele responde à força se esticando sem se quebrar.
Quando o soltamos e paramos de fazer força no corpo do elástico e ele volta ao estado normal, aí sim podemos ver a propriedade de elasticidade do elástico. Curioso, não?
Leia o que explica o Igor, do blog Arkerart: " A flexibilidade e a elasticidade estão relacionadas ao comportamento dos materiais quando são submetidos a forças mecânicas que agem para dobrá-los ou esticá-los sem que se quebrem. 
Há materiais que são flexíveis e elásticos, ou seja, voltam à posição inicial depois de cessada a força neles exercida. 
Há outros que são flexíveis, porém não elásticos, ou seja, não voltam à posição inicial depois de cessada a força, e há ainda materiais que não são flexíveis nem elásticos...

A classificação de um material como flexível ou não flexível deve ter como critério a força exercida. Desse ponto de vista, a moeda não e flexível quando a força exercida é a muscular, mas poderia ser classificada como flexível com relação a uma força maior. Caso o material que constitui a moeda estivesse sob a forma de fio, possivelmente poderia ser flexionado apenas com a força muscular".
(http://arkerart.blogspot.com.br/2012/04/flexibilidade-e-elasticidade.html)
Para fixar um pouco mais o conceito de elasticidade, assista ao vídeo a seguir, que demonstra a elasticidade do ar.


Veja no vídeo a seguir, como as baixas temperaturas do nitrogênio líquido podem influenciar na elasticidade.



Obs: cuidado com o que ver e ler na internet e até em livros didáticos! Existe muita gente fazendo confusão com os conceitos dessas propriedades estudadas até aqui!

Plasticidade
Capacidade da matéria de manter a forma adquirida pela ação de uma força.
Para entender melhor, vamos pensar nas panelas de alumínio de sua mãe...

Se você martelá-las, marretá-las, fazer alguma pressão sobre elas, conseguirá observar toda a plasticidade delas, pois elas ganharão uma nova forma e assim permanecerão. Ficarão mais ou menos assim:

Talvez sua mãe não goste muito dessa demonstração da plasticidade. Então, vamos pensar na plasticidade do barro...



Divisibilidade
A matéria pode ser dividida em partes menores, sendo que, até certos limites (o limite de molécula), ainda mantém suas propriedades.

www.websmed.portoalegre.rs.gov.br 

Nessa figura, o corpo da barra de ouro é feita por moléculas de ouro que, por
sua vez, são composta por átomos de ouro, que ainda são compostos de partes menores.

www.cicasciense.blogspot.com
O próprio corpo humano demonstra claramente a propriedade de divisibilidade,
pois pode ser subdividido em níveis cada vez menores de organização.

Impenetrabilidade
Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
Assista ao experimento:
https://www.youtube.com/watch?v=Dlknt-nzqkk

O que a moçada do vídeo esqueceu de explicar é que como o ar é matéria e ocupa lugar no espaço do copo, o ar não permite que a água entre e molhe a bola de papel. Em outras palavras, a água não entrou no copo e molhou a bola de papel porque não pôde ocupar o mesmo lugar do ar dentro do copo ao mesmo tempo devido à propriedade de impenetrabilidade.

Descontinuidade
Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura. Existem ainda espaços entre as partículas dos átomos que compõem essa molécula.
Nesse esquema de átomo, percebem-se espaços entre o seu núcleo e outras partículas

Indestrutibilidade
"O cocô de hoje é a comida de amanhã!"
A matéria não pode ser destruída, apenas transformada.
Essa propriedade é bastante explicável através dos ciclos biogeoquímicos, por exemplo.
Observe a figura a seguir:
www.meuuniversoeciencia.blogspot.com

Acompanhe o raciocínio: gases estão na atmosfera e chegam ao solo. No solo, os gases são transformados em substâncias absorvidas pelas plantas. As plantas integram essas substâncias em  sua estrutura. Os animais ou os seres humanos comem as plantas e adquirem essas substâncias. Nos "restos", como urina, fezes, cadáveres, etc, as sobras dessas substâncias são eliminadas e decompostas, sendo liberadas no ar sob a forma de gases e tudo começa novamente. Não se esqueça que, se comer a carne do coelho, o ser humano também libera "restos" que vão contribuir para com esse ciclo.
Imagine o gado então: ele elimina fezes no pasto. As fezes se decompõem, os nutrientes são absorvidos pelo pasto, o gado come o pasto, ganha seus nutrientes (os que estavam nas fezes!) e nós vamos lá e comemos a carne do boi!
Viva os ciclos biogeoquímicos!
Outra forma de entender a propriedade da indestrutibilidade é analisando as equações das reações químicas quando estão devidamente balanceadas.
Analise a equação da fotossíntese a seguir:
www2.ibb.unesp.br

Nos reagentes, existem 6 átomos de carbono (C), 12 hidrogênios (H) e 18 oxigênios (O), formando as moléculas de gás carbônico e de água que a planta vai utilizar para fabricar seu alimento, a glicose. Depois que a reação química acontece e o gás carbônico e a água são transformados em glicose e oxigênio, analisado os produtos, é possível verificar que a mesma quantidade de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio continua.

Vídeo complementar sobre matéria e suas propriedades:


Exercícios: Propriedades Gerais da Matéria

1 - Relacione corretamente as colunas entre a propriedade geral da matéria e sua definição:
a - compressibilidade
b - massa
c - impenetrabilidade
d - inércia
e - extensão/volume


(   ) espaço ocupado pela matéria
(   ) duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo
(   ) quantidade de matéria que forma um corpo
(   ) a matéria só modifica seu estado de repouso ou de movimento quando sob ação de uma força
(   ) sob a ação de forças, a matéria reduz o seu volume

2 - Qual é a propriedade geral da matéria lembrada em cada um dos fenômenos abaixo?
a - Os ciclos biogeoquímicos permitem que a mesma matéria circule pela natureza em diferentes formas;
b - O corpo é formado por sistemas, que são formados por órgãos, que são feitos por tecidos, estes por células, as células são feitas de substâncias que são formadas por átomos;
c - Ao longo da linha do trem, existem espaços entre os trilhos para que possam dilatar ao sofrer o calor do dia;
d - As molas do colchão, após levantarmos, volta ao formato original;
e - No botijão de gás de cozinha existem 13 quilos de gás que assumiu a forma líquida;
f - Na época do frio, os infartos são mais comuns pois os vasos sanguíneos ficam mais contraídos;
g - Quando colocamos uma colher de açúcar em um copo com suco, o nível de líquido no copo sobe;
h - Com o auxílio do calor, o ourives molda várias joias de metais preciosos;
i - Jô Soares é um importante apresentador na TV. Ele tem mais de 100 Kg;
j - As caixas d'água mais vendidas são aquelas de 500 L e 1000 L;
k - O cinto de segurança do cadeirão fez com que a criança não fosse arremessada contra o para-brisa na hora do acidente.

3 - Uma formiga é capaz de carregar 100 vezes a sua massa. Se uma formiga tem 5 mg, quanto ela conseguiria carregar? Se um homem de 75 kg fosse como a formiga, quanto de massa ele conseguiria carregar? E quanto de Peso?

4 - Faça a correspondência correta entre a primeira coluna e a segunda:
a - Massa
b - Extensão
c - Impenetrabilidade
d - Compressibilidade
e - Elasticidade
f - Divisibilidade

(   ) Dois corpo não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo;
(   ) Possibilidade de divisão em partes menores;
(   ) Medida da inércia e da quantidade de matéria;
(   ) Diminuição do volume sob a ação de uma força;
(   ) Retorno ao volume e à forma inicial quando cessa a compressão;
(   ) A matéria ocupa lugar no espaço.

5 - A que propriedade geral da matéria se refere cada afirmativa a seguir?
a - Pedro estava com 100 Kg. Seguindo uma dieta mais saudável, está hoje com 80 Kg;
b - Minha mãe bebeu 2 L de água hoje;
c - A água, as estrelas, as árvores, as nuvens, as plantas, os animais. Tudo é feito de partículas muito pequenas;
d - Em um pote cheio de água, foi colocada uma pedra e a água transbordou;

6 - Faça um resumo colocando apenas a definição de cada uma das propriedades gerais da matéria citadas abaixo:
a - Massa
b - Volume
c - Inércia
d - Compressibilidade
e - Expansibilidade
f - Elasticidade
g - Flexibilidade
h - Plasticidade
i - Divisibilidade
j - Descontinuidade
k - Impenetrabilidade
l - Indestrutibilidade



quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA - PARTE 1

ESTUDO DA MASSA (do peso) E DO VOLUME

Matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço (volume). Ou seja, para ser considerado matéria, tem que ter essas duas propriedades gerais (bem como as outras, que são inerentes à matéria, mas massa e volume são consideradas na definição do que é matéria).

MASSA

Massa é uma quantidade específica de matéria que existe em um CORPO. 
Para a Física, CORPO É UMA PORÇÃO LIMITADA DE MATÉRIA, UMA QUANTIDADE DEFINIDA DE MATÉRIA.
As quantidades de matéria de um corpo são medidas através de instrumentos conhecidos como balanças. As unidades de medida de massa são:


Para fazer as transformações de unidades, você pode decorar a tabela a seguir:

www.joseferreira.com.br

ou você pode utilizar-se da regra de três como você aprendeu em Matemática nos anos anteriores. Caso tenha esquecido, assista à videoaula a seguir que você vai lembrar:

https://www.youtube.com/watch?v=DCYkft-odhE

Atenção: MASSA NÃO É PESO!

A massa é a quantidade de matéria que forma um determinado corpo. Essa medida não não depende da localização do corpo. Independente do lugar, até mesmo do planeta, a massa do corpo não muda.
É diferente de Peso. O Peso é uma força resultante da ação da gravidade sobre a massa do corpo que está sendo considerado.
Para sabermos a massa de um corpo, o colocamos na balança e ela é dada em Kg, gramas, miligramas, etc.
Para sabermos o peso de um corpo devemos usar a seguinte fórmula:

Peso = massa x gravidade (ou aceleração da gravidade) ou resumidamente: P = m x g
A unidade do peso é N (N = Newton) ou Kgf (quilograma-força).

Mas, o que é gravidade?
Segundo Isaac Newton (1.643 - 1.727) - um dos nomes mais importantes da ciência no mundo - "Todos os corpos se atraem mutuamente na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado de suas distâncias".
Ou seja, não é só o planeta Terra que tem força da gravidade. Todos os corpos têm. Só que essa força depende da massa do corpo: quanto maior a massa de um corpo, maior será sua gravidade. Como o planeta Terra tem cerca de 6 sextilhões de toneladas, ela atrai para o seu centro os corpos sobre ela com maior força do que um corpo possa atrair o outro.
Mas qual o valor da gravidade na Terra?
Observe a figura a seguir (www.geocities.ws):
                                                                   

 
Você consegue perceber que após 1 segundo de queda a esfera atingiu velocidade de 10 metros/segundo, após 2 segundos a esfera atingiu velocidade de 20 m/s e assim por diante? Ou seja, a cada 1 segundo a mais de queda, a velocidade de queda aumenta 10 m/s aproximadamente.
Portanto, a gravidade do planeta Terra equivale a 10 Newtons.
Sabendo disso, a fórmula para calcular o peso de um corpo na Terra fica assim:

P = m x 10       
Calcule o seu peso na Terra agora!


Vamos ver se você realmente entendeu:
Se um elefante e uma formiga pularem de um prédio, qual dos dois chega primeiro ao solo?

    
www.geocities.ws
        
Para saber a resposta, além de prestar atenção à aula, você pode estudar através dessas indicações:
- http://www.ndig.com.br/item/2014/11/uma-bola-de-boliche-e-uma-pena-caem-ao-mesmo-tempo-no-vcuo-quem-chega-primeiro-ao-cho
- http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec12.htm
- http://www1.folha.uol.com.br/fsp/fovest/fo0902201005.htm

Mas e o peso nos diferentes planetas? E na Lua?
A Lua tem massa 80 vezes menor do que a da Terra, portanto, a força da gravidade na Lua é menor do que a força da gravidade na Terra. A força da gravidade na Lua é 6 vezes menor do que a da Terra, portanto, 10/6 = 1,6 N.
Sendo assim, o peso de uma pessoa que tem massa de 70 Kg, seu peso na Terra e na Lua seria:
Na Terra:
Peso T = massa x gravidade da Terra
Peso =  70 x 10
Peso na Terra = 70 N

Na Lua
Peso L = massa x gravidade da Lua
Peso = 70 x 1,6
Peso = 112 N

Sabendo a atração gravitacional em cada planeta, fica fácil calcular qual seria o seu peso em cada um deles:
Sol são 279 N
Lua 
1,6 N

Mercúrio 3,7 N
Vênus 8,8 N
Terra 9,8 N, aproximadamente 10 N
Marte 3,8 N
Júpiter 26,4 N
Saturno 11,5 N
Urano 9,3 N
Netuno 12,2 N
( fonte: http://brainly.com.br/tarefa/147338)

ATENÇÃO: A MASSA NÃO MUDA, MAS O PESO SIM!

Assista ao vídeo a seguir, pois ele auxilia bastante na compreensão deste assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=ueVBfi9HROs

Exercícios sobre massa e peso
1 - Calcule o seu peso na Terra.
2 - Calcule o seu peso na Lua.
3 - Qual é o peso de uma pequena melancia de 500 g?
4 - Imagine um astronauta flutuando no espaço longe da atração gravitacional de qualquer astro. Nessa situação, os astronauta tem massa? Ele tem peso? Justifique.
5 - Considerando o que você aprendeu sobre peso, o significado de peso para a ciência é o mesmo para as pessoas em situações do cotidiano? Explique.
6 - Por que, do ponto de vista científico, é errado uma pessoa dizer "eu peso 90 quilos"?
7 - Um astronauta quando sobe na balança na Terra tem 85 Kg. Pergunta-se:
a) Qual a massa desse astronauta na Terra?
b) Qual o Peso dele na Terra?
c) Qual a massa desse astronauta na Lua?
d) Qual o peso do astronauta na Lua?
8 - Um astronauta foi a um planeta cuja gravidade é 4 vezes maior que a da Terra. Qual seria o peso e a massa dele nesse planeta?
9 - Utilizando os dados abaixo, responda às questões a seguir:
Planeta    Gravidade em N
A                     3,7
B                     9,0
C                     3,8
D                    23,4
E                    11,6
F                    11,5
G                   11,9
H                     0,6

a) Quais são os planetas menores e quais são os maiores que a Terra? Justifique.
b) Vênus é o planeta do Sistema Solar que tem o tamanho e a massa mais próximos aos da Terra. Qual dos planetas dos dados anteriores poderia representar Vênus? Justifique.
c) O planeta D é Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Se um corpo for abandonado próximo a Júpiter ele cai em direção ao planeta. Após 1s de queda, qual seria a velocidade desse corpo em m/s? E após 3 s?
10 - O dinamômetro é um aparelho capaz de medir o peso. Se um corpo é dependurado em um dinamômetro aqui na Terra e este marca o peso de 30 Newtons, qual é o valor da massa desse corpo?

Construa seu próprio dinamômetro:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-um-dinamometro.htm



VOLUME

O volume é a medida do espaço ocupado por um corpo, ou seja, a quantidade de espaço ocupada por um corpo.
Por exemplo, como saber o espaço ocupado pela seguinte caixa?

Você já deve ter visto em matemática que, em casos como este, necessita-se de uma régua e com ela medem-se a altura, a largura e o comprimento da caixa. 

www.profjosimar.com.br

Com essas medidas, faz-se o cálculo necessário, que nesse caso é:
altura x largura x comprimento
30 cm x 25 cm x 40 cm
= 30.000 cm3 ou 30 m3

Você já deve ter visto em matemática que, quando se trata de sólidos geométricos, sempre haverá uma fórmula para calcular o volume dele. Por exemplo:

www.matematicaanjos.blogspot.com.br

Mas e quando se trata de um corpo irregular?
Você já reparou quando coloca açúcar ou gelo no suco que vai tomar dá a impressão que o suco sobe? Pois então, o açúcar tem corpo e ocupa lugar no espaço, é matéria, portanto, para ele entrar no copo, certa quantidade de suco tem que se reorganizar para o açúcar entrar.
Uma das soluções possíveis para saber o volume de um corpo irregular é mergulhá-lo na água e ver a quantidade de água deslocada por ele. Esse volume de água deslocado será o volume do corpo. Veja o exemplo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Volume

Veja que o volume de água na proveta antes era de 20 mL e, após o acréscimo da pedra, o volume passou para 23 mL. Como 1 mL = 1 cm3 a pedra tem então 3 cm3 de volume.
Observação: o volume pode ser dado em Litro, mililitro, decilitro, etc também.
Preste atenção à conversão das unidades, conforme você já deve ter aprendido em matemática:

www.brasilescola.com

www.alunosonline.com.br

www.agracadaquimica.com.br


Exercícios sobre unidades de medida
1 - Um metro de tecido tem quantos centímetros?
2 - Quantos litros de água cabem num reservatório de um metro cúbico?
3 - Um grama equivale a quantos quilogramas?
4 - Transforme 200 miligramas (mg) em gramas (g).
5 - Transforme 5 toneladas em quilogramas (Kg).
7 - 3 litros (L) equivale a quantos centímetros cúbicos (cm3)?
8 - Uma garrafa contém 500 mililitros (mL) de refrigerante. Quanto vale esse volume em centímetros cúbicos (cm3)? E em litros (L)?
9 - Converta 5,5 cm (cm) em metros (m).
10 - Um fio de cabelo pode ter cerca de um décimo de milímetro de espessura. Então, quantos átomos, cada um com 0,1 nanômetro de diâmetro, cabem enfileirados na espessura desse fio?
1 nanômetro (nm) é a milionésima parte do milímetro.


Espero que esta postagem tenha lhe ajudado a compreender duas importantíssimas propriedades gerais da matéria: a massa e o volume. Na próxima postagem, um pouco mais sobre as propriedades gerais para você!


Para saber sobre Isaac Newton: 
http://www.ghtc.usp.br/Biografias/Newton/Newton3.htm
http://astro.if.ufrgs.br/bib/newton.htm

Para saber sobre o cálculo do peso da Terra:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-se-pesa-um-planeta/
http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0586.htm
http://solonaescola.blogspot.com.br/2012/10/o-massa-da-terra.html

Para saber seu peso em outros astros do Sistema Solar:
http://www.planetariodorio.com.br/bloguinho/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=213



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PROPRIEDADES DA MATÉRIA - Introdução

Observação: Este assunto exigirá várias postagens pois é muito extenso e leva cerca de 3 meses para ser devidamente estudado e aprendido. Essa dedicação é necessária, pois aqui encontram-se as bases da Química e da Física e, caso o aluno aprenda bem, terá grandes chances de não ter dificuldades no Ensino Médio.

Propriedades são características. Assim como os seres vivos, a matéria também possui suas propriedades/características.
Para facilitar o estudo das propriedades da matéria, elas são divididas em propriedades gerais e propriedades específicas.

- Propriedades gerais: são aquelas que podem se repetir de forma idêntica em materiais diferentes. Uma analogia: se pensarmos em seres humanos não-deficientes, todos têm duas pernas, dois braços, dois olhos na cabeça, uma boca, todos têm pele, etc. essas seriam as propriedades gerais. São exemplos de propriedades gerais: massa/inércia, volume/extensão, compressibilidade, expansibilidade, elasticidade, flexibilidade, plasticidade, divisibilidade, impenetrabilidade, indestrutibilidade;

- Propriedades específicas: são aquelas que são próprias do material, geralmente não se repetindo em outros materiais. Na mesma analogia: pernas mais finas, mais grossas; braços mais curtos, mais longos; pigmentações diferentes da íris; cores e textura da pele. 
As propriedades específicas são subdivididas em três tipos: organolépticas (características percebidas pelos órgãos dos sentidos), físicas (observadas nos fenômenos físicos) e químicas/funcionais (observadas nos fenômenos químicos).
São exemplos de propriedades específicas organolépticas: cor, cheiro, sabor, timbre, textura;
Exemplos de propriedades específicas físicas: densidade, temperatura ou ponto de fusão e de ebulição, solubilidade, dureza, tenacidade, ductilidade, maleabilidade, ferromagnetismo, resistividade, condutividade;
Exemplos de propriedades específicas químicas: acidez, alcalinidade, potencial de oxidação, potencial de redução.

Muitas dessas propriedades serão estudadas no 9º ano, mas outras, apenas ao longo dos três anos de Ensino Médio. Se você se sentiu confuso(a) com tantos nomes e classificações, fique tranquilo(a), aos poucos a compreensão de tudo isso vai sendo construída.


Videoaulas indicadas:


Série descomplica: 
                      https://www.youtube.com/watch?v=S3I-d3J9sGw



                     https://www.youtube.com/watch?v=bDAoBxnBbxo 



                     https://www.youtube.com/watch?v=LyrO9I086Jg 



                        https://www.youtube.com/watch?v=fSyLgnl5tEc


Outras videoaulas:



                     https://www.youtube.com/watch?v=C92wYMG25vs



                      https://www.youtube.com/watch?v=xvOnAz2nfUw