PROPRIEDADES DA MATÉRIA - Introdução
Observação: Este assunto exigirá várias postagens pois é muito extenso e leva cerca de 3 meses para ser devidamente estudado e aprendido. Essa dedicação é necessária, pois aqui encontram-se as bases da Química e da Física e, caso o aluno aprenda bem, terá grandes chances de não ter dificuldades no Ensino Médio.
Propriedades são características. Assim como os seres vivos, a matéria também possui suas propriedades/características.
Para facilitar o estudo das propriedades da matéria, elas são divididas em propriedades gerais e propriedades específicas.
- Propriedades gerais: são aquelas que podem se repetir de forma idêntica em materiais diferentes. Uma analogia: se pensarmos em seres humanos não-deficientes, todos têm duas pernas, dois braços, dois olhos na cabeça, uma boca, todos têm pele, etc. essas seriam as propriedades gerais. São exemplos de propriedades gerais: massa/inércia, volume/extensão, compressibilidade, expansibilidade, elasticidade, flexibilidade, plasticidade, divisibilidade, impenetrabilidade, indestrutibilidade;
- Propriedades específicas: são aquelas que são próprias do material, geralmente não se repetindo em outros materiais. Na mesma analogia: pernas mais finas, mais grossas; braços mais curtos, mais longos; pigmentações diferentes da íris; cores e textura da pele.
As propriedades específicas são subdivididas em três tipos: organolépticas (características percebidas pelos órgãos dos sentidos), físicas (observadas nos fenômenos físicos) e químicas/funcionais (observadas nos fenômenos químicos).
São exemplos de propriedades específicas organolépticas: cor, cheiro, sabor, timbre, textura;
Exemplos de propriedades específicas físicas: densidade, temperatura ou ponto de fusão e de ebulição, solubilidade, dureza, tenacidade, ductilidade, maleabilidade, ferromagnetismo, resistividade, condutividade;
Exemplos de propriedades específicas químicas: acidez, alcalinidade, potencial de oxidação, potencial de redução.
Muitas dessas propriedades serão estudadas no 9º ano, mas outras, apenas ao longo dos três anos de Ensino Médio. Se você se sentiu confuso(a) com tantos nomes e classificações, fique tranquilo(a), aos poucos a compreensão de tudo isso vai sendo construída.
Videoaulas indicadas:
Série descomplica:
Outras videoaulas: