domingo, 17 de maio de 2015

Ebulição e Condensação nas Refinarias de Petróleo - conhecendo melhor a destilação

Para iniciarmos esta postagem, assista ao vídeo a seguir, onde o professor explica os processos de destilação e destilação fracionada:
https://www.youtube.com/watch?v=S7wFIK31lFg

Como meus alunos terão que assistir ou realizar uma destilação em sala e depois explicá-la, não poderei nesta postagem explicar todo o processo. Mas, a partir da excelente explicação feita pelo professor do vídeo acima, já é possível compreender como a ebulição e a condensação são utilizadas nos processos de destilação usado nas indústrias para produção do álcool a partir da cana-de-açúcar, assim como das bebidas alcoólicas, a partir de uma série de vegetais.
Nesta postagem, nos concentraremos na utilização dessas mudanças de estado físico na obtenção dos subprodutos do petróleo.
O petróleo é uma mistura líquida escura e oleosa cuja prospecção ocorre de depósitos sob a terra. 
Caracteriza-se por ser uma mistura de várias substâncias, muitas delas com grande utilidade para a indústria e como combustíveis.
As substâncias mais comuns no petróleo são chamadas de hidrocarbonetos, formadas por cadeias de carbono e hidrogênio, além de outros elementos.
O petróleo é um recurso natural não renovável que foi formado há milhões de anos, a partir da decomposição de algas e outros seres microscópicos aquáticos que foram soterrados, sob altas pressões e temperaturas que hoje não existem mais em nosso planeta.
Após a extração do petróleo, ele vai para as refinarias, onde os seus componentes são separados e purificados através de processos físicos que envolvem principalmente a ebulição e a condensação em grandes torres chamadas torres de fracionamento. Essas torres possuem vários pratos horizontais, cada um a uma temperatura diferente. Observe a foto a seguir que mostra uma torre de fracionamento de petróleo por fora:
www.mundodaeducação.com

Vamos entender como elas funcionam. Para isso, analise o esquema a seguir:

www.alunosonline.com.br

O petróleo é aquecido em altíssimas temperaturas em uma fornalha. Dessa forma, ele sobre ebulição e seus compostos todos vaporizam, e sobem pela torre de fracionamento. Quando um componente do petróleo chega a uma parte da torre que tem uma temperatura menor que o seu ponto de ebulição, ele se condensa e é recolhido.
Os hidrocarbonetos formados por moléculas menores, têm um ponto de ebulição menor do que os hidrocarbonetos maiores.
Assim, em cada parte da coluna de fracionamento, condensa-se um produto do petróleo, formado por substâncias com pontos de ebulição muito próximos.
Dessa forma, separam-se do petróleo vários produtos como gasolina, querosene, óleo diesel e o gás de cozinha, conhecido como gás liquefeito do petróleo (GLP).

Para saber mais sobre o assunto, consulte o site Indústria Hoje, a partir do link http://www.industriahoje.com.br/como-funciona-uma-refinaria-de-petroleo.
Assista também aos seguintes vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=VQ-x5LOsE6Y

https://www.youtube.com/watch?v=oOKPUBk1SUQ

https://www.youtube.com/watch?v=1nR47cfvvJg