ENTENDO UM POUCO SOBRE OS ÍONS
Videoaula Prof Jack
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exemplo: o átomo de sódio tem 11 prótons e 11 elétrons. Sua distribuição de
elétrons nas camadas eletrônicas é: k=2, l=8, m=1.
Para que o sódio fique com 8
elétrons em sua última camada eletrônica, ficando estável, quando vai se combinar
com outro elemento, formando uma molécula, ele doa/cede o seu elétron da camada
m, portanto, em vez de ficar com 11 elétrons ele fica com 10. Ficando com 11
prótons e 10 elétrons, ele fica com 1 próton a mais, portanto, Na+
(monovalente), com uma partícula de carga positiva a mais.
Nesse caso,
o sódio passa a ser um íon do tipo cátion de sódio.
Cátion
porque está mais positivo que negativo.
O inverso
acontece com o átomo de cloro (Cl). O cloro tem 17 prótons no núcleo e 17
elétrons em sua eletrosfera, sendo que suas camadas eletrônicas ficam: k=2,
l=8, m=7. Quando o cloro se combina com outro elemento químico para formar uma
molécula, para ele ficar estável com oito elétrons na última camada eletrônica,
ele recebe um elétron para completar a sua camada m.
Devido a isso, o íon de cloro fica
com 17 prótons e 18 elétrons, uma partícula de carga elétrica negativa a mais,
dessa forma, ele se torna um íon do tipo ãnion- (Cl-).
Na formação do sal de cozinha NaCl, o sódio doa 1 e- para o cloro e o cloro recebe
um elétron do sódio e assim eles ficam unidos na molécula de cloreto de sódio.
Veja outro exemplo: óxido de
magnésio = MgO
Cátion à Mg
k=2, l=8, m=2 à cede dois elétrons à Mg 2+ cátion bivalente (bi =
dois)
Ânion à O
k =2, l= 6 à recebe dois elétrons à O 2- ãnion bivalente (bi = dois)
No óxido de magnésio, o magnésio doa
dois elétrons para o oxigênio que recebe dois elétrons, sendo assim:
Magnésio: 12 prótons e 10 elétrons
(fica um íon positivo = cátion)
Oxigênio: 8 prótons e 10 elétrons (fica
um íon negativo = ânion)
É dessa maneira que os átomos se
combinam para fazer as moléculas de forma iônica, através de combinações
iônicas.
Mas essa não é a única maneira. Mais
para frente, no Ensino Médio, você conhecerá as combinações químicas em maiores
detalhes, inclusive seus tipos e classificações.
EXERCÍCIOS SOBRE ÍONS
1 - Uma das rotas da produção do óxido de propileno leva à
formação do subproduto cloreto de cálcio, um composto iônico em que seus íons, Ca2+ e Cl1–, se
encontram dissolvidos em água, como descrito na questão 07. Assinale a
alternativa que apresenta, corretamente, a fórmula desse composto.
(A) CaCl2
(B) Ca2Cl2 (C) Ca2Cl (D) Ca2Cl3 (E) CaCl
Considere a imagem, que apresenta algumas peças de um
quebra-cabeça de cátions e ânions, para responder às questões de números 2 e 3.
2 - Sabendo que os compostos
devem apresentar a neutralidade de cargas, um aluno do 9º ano do Ensino
Fundamental está usando as peças do quebra-cabeça para descobrir as fórmulas de
algumas substâncias químicas. Quando ele unir as peças que apresentam os
íons K+ e NO3−,
estará representando um composto
(A) iônico, denominado nitrato de potássio.
(B) iônico, denominado potássico de nitrogênio.
(C) molecular, denominado nitrato de potássio.
(D) molecular, denominado potássio de nitrogênio.
(E) metálico, denominado nitrato de potássio.
3 - Unindo as peças do quebra-cabeça de cátions e ânions, o aluno pode concluir, corretamente, que o cloreto de bário apresenta a fórmula
(A) BaCl . (B) BaCl2. (C) ClBa.
(D) ClBa2.
(E) Ba2Cl2.
4 - Leia o trecho do poema A Arte de
Cozinhar, de Vânia Jesus.
“Mais um pouco de alecrim por favor
e uma pitada de sal
não ficava nada mal!
Prova-se o gosto
verificam-se os temperos,
fazem-se poemas com ingredientes,
agora uma batata, ora uma cenoura,
junta-se coentros, um fio de azeite,
depois o tomate, o lume acende-se
e a magia acontece…”
<https://tinyurl.com/ybs2sxe8> Acesso em: 23.10.2018. Adaptado.
Na segunda linha, a autora faz
referência a um tempero muito utilizado em nossas cozinhas. Assinale a
alternativa que apresenta, corretamente, os números das peças do quebra-cabeça
que representam a fórmula do principal componente desse tempero.
Ele possui:
a) 19 prótons.
b) 19 nêutrons.
c) 39 elétrons.
d) número de massa igual a 20.
e) número atômico igual a 39.
b) mesmo número de prótons e nêutrons.
c) mesma carga nuclear e diferentes massas atômicas.
d) igual soma de número de prótons e nêutrons.
e) igual diferença entre número de prótons e elétrons.
a) 2 b) 28 c) 30 d) 32 e) 60
8 - É dado o íon abaixo:
Quantos
elétrons, prótons e nêutrons apresentam respectivamente esse íon:
a) 20, 20
e 20; b) 22, 20 e 20; c) 20, 22 e 20; d) 18, 20 e 20; e) 18, 20 e 40.
9 - O nome que se dá ao íon carregado negativamente:
a) cátion. b)
próton. c) elétron. d) ânion. e) neutro.
10 - Quando se compara o átomo neutro do enxofre com o íon
sulfeto (S2– ), verifica-se que o segundo possui:
a) um elétron a mais e mesmo
número de nêutrons.
b) dois nêutrons a mais e mesmo
número de elétrons.
c) um elétron a mais e mesmo
número de prótons.
d) dois elétrons a mais e mesmo
número de prótons.
e) dois prótons a mais e mesmo
número de elétrons.
11 - O átomo mais abundante do alumínio é o 13Al 27 . Os
números de prótons, nêutrons e elétrons do íon Al
3+ deste isótopo são, respectivamente:
a) 13, 14 e 10. b)
13, 14 e 13. c) 10, 14 e 13. d) 16, 14 e 10. e) 10, 40 e 10.
12 - A espécie química Pb2+ apresenta 127
nêutrons. Pode-se afirmar que o número total de partículas no seu núcleo é:
Dado: 82Pb
a) 205. b) 206. c) 207. d) 208. e) 209.