terça-feira, 20 de dezembro de 2022

 ENTENDO UM POUCO SOBRE OS ÍONS

Videoaula Prof Jack


                Chamamos de íons os átomos ou moléculas que estão desequilibrados eletricamente, possuindo número de prótons maior que o número de elétrons ou número de elétrons maior que o número de prótons.

            Por exemplo: o átomo de sódio tem 11 prótons e 11 elétrons. Sua distribuição de elétrons nas camadas eletrônicas é: k=2, l=8, m=1.

Para que o sódio fique com 8 elétrons em sua última camada eletrônica, ficando estável, quando vai se combinar com outro elemento, formando uma molécula, ele doa/cede o seu elétron da camada m, portanto, em vez de ficar com 11 elétrons ele fica com 10. Ficando com 11 prótons e 10 elétrons, ele fica com 1 próton a mais, portanto, Na+ (monovalente), com uma partícula de carga positiva a mais.

            Nesse caso, o sódio passa a ser um íon do tipo cátion de sódio.

            Cátion porque está mais positivo que negativo.

            O inverso acontece com o átomo de cloro (Cl). O cloro tem 17 prótons no núcleo e 17 elétrons em sua eletrosfera, sendo que suas camadas eletrônicas ficam: k=2, l=8, m=7. Quando o cloro se combina com outro elemento químico para formar uma molécula, para ele ficar estável com oito elétrons na última camada eletrônica, ele recebe um elétron para completar a sua camada m.

            Devido a isso, o íon de cloro fica com 17 prótons e 18 elétrons, uma partícula de carga elétrica negativa a mais, dessa forma, ele se torna um íon do tipo ãnion- (Cl-).

            Na formação do sal de cozinha NaCl, o sódio doa 1 e- para o cloro e o cloro recebe um elétron do sódio e assim eles ficam unidos na molécula de cloreto de sódio.

            Veja outro exemplo: óxido de magnésio = MgO

            Cátion à Mg  k=2, l=8, m=2 à cede dois elétrons à Mg 2+ cátion bivalente (bi = dois)

            Ânion à O     k =2, l= 6   à recebe dois elétrons à O 2- ãnion bivalente (bi = dois)

            No óxido de magnésio, o magnésio doa dois elétrons para o oxigênio que recebe dois elétrons, sendo assim:

            Magnésio: 12 prótons e 10 elétrons (fica um íon positivo = cátion)

            Oxigênio: 8 prótons e 10 elétrons (fica um íon negativo = ânion)

            É dessa maneira que os átomos se combinam para fazer as moléculas de forma iônica, através de combinações iônicas.

            Mas essa não é a única maneira. Mais para frente, no Ensino Médio, você conhecerá as combinações químicas em maiores detalhes, inclusive seus tipos e classificações.


EXERCÍCIOS SOBRE ÍONS

1 - Uma das rotas da produção do óxido de propileno leva à formação do subproduto cloreto de cálcio, um composto iônico em que seus íons, Ca2+ e Cl1–, se encontram dissolvidos em água, como descrito na questão 07. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a fórmula desse composto.

(A) CaCl2      (B) Ca2Cl2       (C) Ca2Cl       (D) Ca2Cl3        (E) CaCl

Considere a imagem, que apresenta algumas peças de um quebra-cabeça de cátions e ânions, para responder às questões de números 2 e 3.

2 -  Sabendo que os compostos devem apresentar a neutralidade de cargas, um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental está usando as peças do quebra-cabeça para descobrir as fórmulas de algumas substâncias químicas. Quando ele unir as peças que apresentam os íons K+ e NO3−, estará representando um composto

(A) iônico, denominado nitrato de potássio.
(B) iônico, denominado potássico de nitrogênio.
(C) molecular, denominado nitrato de potássio.
(D) molecular, denominado potássio de nitrogênio.
(E) metálico, denominado nitrato de potássio.

 3 - Unindo as peças do quebra-cabeça de cátions e ânions, o aluno pode concluir, corretamente, que o cloreto de bário apresenta a fórmula

(A) BaCl .      (B) BaCl2.      (C) ClBa.       (D) ClBa2.       (E) Ba2Cl2.


4 - Leia o trecho do poema A Arte de Cozinhar, de Vânia Jesus.

 

“Mais um pouco de alecrim por favor
e uma pitada de sal
não ficava nada mal!
Prova-se o gosto
verificam-se os temperos,
fazem-se poemas com ingredientes,
agora uma batata, ora uma cenoura,
junta-se coentros, um fio de azeite,
depois o tomate, o lume acende-se
e a magia acontece…”

<https://tinyurl.com/ybs2sxe8> Acesso em: 23.10.2018. Adaptado.

Na segunda linha, a autora faz referência a um tempero muito utilizado em nossas cozinhas. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os números das peças do quebra-cabeça que representam a fórmula do principal componente desse tempero.

 


5 - Analise o íon a seguir:



Ele possui:
a) 19 prótons.
b) 19 nêutrons.
c) 39 elétrons.
d) número de massa igual a 20.
e) número atômico igual a 39.


6 - Analise os íons a seguir:
Dados: Número atômico: Ca = 20 ; Pb = 82, os íons acima possuem:
a) mesmo número de prótons e elétrons.
b) mesmo número de prótons e nêutrons.
c) mesma carga nuclear e diferentes massas atômicas.
d) igual soma de número de prótons e nêutrons.
e) igual diferença entre número de prótons e elétrons.


7 - Analise a espécie química a seguir:
Qual é o seu número de prótons?

a) 2       b) 28      c) 30      d) 32       e) 60

8 - É dado o íon abaixo:

Quantos elétrons, prótons e nêutrons apresentam respectivamente esse íon:

a) 20, 20 e 20;       b) 22, 20 e 20;       c) 20, 22 e 20;       d) 18, 20 e 20;        e) 18, 20 e 40.

 

9 - O nome que se dá ao íon carregado negativamente:

a) cátion.       b) próton.        c) elétron.        d) ânion.        e) neutro.

 

10 - Quando se compara o átomo neutro do enxofre com o íon sulfeto (S2– ), verifica-se que o segundo possui:

a) um elétron a mais e mesmo número de nêutrons.

b) dois nêutrons a mais e mesmo número de elétrons.

c) um elétron a mais e mesmo número de prótons.

d) dois elétrons a mais e mesmo número de prótons.

e) dois prótons a mais e mesmo número de elétrons.

 

11 - O átomo mais abundante do alumínio é o 13Al 27 . Os números de prótons, nêutrons e elétrons do íon Al 3+ deste isótopo são, respectivamente:

a) 13, 14 e 10.     b) 13, 14 e 13.      c) 10, 14 e 13.       d) 16, 14 e 10.       e) 10, 40 e 10.

 

12 - A espécie química Pb2+ apresenta 127 nêutrons. Pode-se afirmar que o número total de partículas no seu núcleo é: Dado: 82Pb

a) 205.     b) 206.       c) 207.        d) 208.       e) 209.