quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

1ª Lei de Newton

 

1ª LEI DE NEWTON - INÉRCIA

Videoaula da Prof Jack



Introdução

à Física é a ciência que estuda os fenômenos físicos.

àFenômenos físicos são aqueles que afetam a matéria mas sem causar a formação de novas substâncias. São aqueles relacionados à energia e seus diferentes tipos como calor, movimento, luz, som, magnetismo, eletricidade etc.

à Isaac Newton (1642-1727) nasceu em Woolsthorpe (Inglaterra). Foi educado na Universidade de Cambridge e considerado aluno excelente e aplicado. Newton fez descobertas importantes em Matemática, Óptica e Mecânica. Em sua obra “Princípios Matemáticos de Filosofia Natural”, enunciou as três leis fundamentais do movimento, conhecidas hoje como Três Leis de Newton.

1ª Lei de Newton ou Lei da Inércia

Segundo Aristóteles (384 aC a 322 aC), o movimento de  um corpo  não é um estado natural. Para que ele ocorra, é necessária a ação de uma força. Segundo Galileu (1564 dC – 1642 dC), inércia consiste na tendência natural que os corpos possuem em manter velocidade constante.

- Enunciado da 1ª Lei de Newton: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele”. Em outras palavras, a tendência de um corpo que está parado, é continuar parado, a não ser que uma força atue sobre ele e, a tendência de um corpo que está em movimento retilíneo com velocidade uniforme é continuar se movendo assim, a não ser que uma força atue nele.

-  Aplicações: importância do cinto de segurança; “mágica” de puxar a toalha da mesa toda arrumada, os corpos irem para frente ou para trás conforme frenagem ou arrancada abruptas dos ônibus.

- Não esquecer: a medida da inércia é igual a medida da massa de um corpo. Quanto maior a massa de um corpo maior a sua inércia e vice-versa.


EXERCÍCIOS SOBRE 1ª LEI DE NEWTON

1 - Sobre 1ª Lei de Newton (Princípio da Inércia), indique a afirmativa correta:

(A) Um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando a resultante das forcas que atuam sobre ele e nula.

(B) A inércia de um objeto independe de sua massa

(C) Quando a resultante das forcas que atuam sobre um corpo e igual a zero, esse corpo somente pode estar em repouso.

(D) Um corpo permanece em movimento apenas enquanto houver uma forca atuando sobre ele.

 

2 - Sobre  Princípio da Inércia (1ª Lei), indique a afirmativa correta:

(A) Se estivermos dentro de um ônibus e deixarmos um objeto cair, esse objeto fará uma trajetória retilínea em relação ao solo, pois o movimento do ônibus não afeta o movimento de objetos em seu interior.

(B) Quando usamos o cinto de segurança dentro de um carro, estamos impedindo que, na ocorrência de uma frenagem, sejamos arremessados para fora do carro, em virtude da tendência de permanecermos em movimento.

(C) O estado de repouso e o de movimento retilíneo independem do referencial adotado.

(D) Quanto maior a massa de um corpo, mais fácil será alterar sua velocidade.

 

3 – Leia a tirinha para responder a atividade.

Assinale a alternativa que contém um exemplo de aplicação da Primeira Lei de Newton


(A) Quando um tenista acerta uma bola com sua raquete, exerce nela uma força de mesma direção e intensidade da que a bola exerce na raquete, mas de sentido oposto.
(B) Em um sistema de corpos onde forças não conservativas não realizam trabalho, só pode ocorrer transformação de energia potencial em cinética ou de energia cinética em potencial.
(C) Um livro apoiado sobre uma mesa horizontal é empurrado horizontalmente para a direita com uma força de mesma intensidade da força de atrito que atua sobre ele, mantendo-o em movimento retilíneo e uniforme.
(D) Em uma colisão entre duas bolas de bilhar, a quantidade de movimento do sistema formado por elas imediatamente depois da colisão é igual à quantidade de movimento do sistema imediatamente antes da colisão.
(E) Se a força resultante que atua sobre um carrinho de supermercado enquanto ele se move tiver sua intensidade dobrada, a aceleração imposta a ele também terá sua intensidade dobrada.

4 - (UNESP) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:

(A)  Lei de Snell;

(B) Lei de Ampère;
(C) Primeira Lei de Kepler

(D) Primeira Lei de Newton;

(E) Lei de Ohm;

 

5 - A imagem mostra um garoto sobre um skate em movimento com velocidade constante que, em seguida, choca-se com um obstáculo e cai. 

A queda do garoto justifica-se devido à(ao)

(A)  princípio da inércia.

(B) ação de uma força externa.

(C) princípio da ação e reação.

(D) força de atrito exercida pelo obstáculo.

 

6 – Leia a tirinha para responder a questão:

Ao analisar a situação representada na tirinha acima, quando o motorista freia subitamente, o passageiro

(A) tende a continuar em movimento e colide contra o para-brisa.

(B) mantém-se em repouso e o para-brisa colide contra ele.

(C) permanece junto ao banco do veículo, por inércia, e o para-brisa colide contra ele.

(D) é empurrado para frente pela inércia e colide contra o para-brisa.

 

7 - Quando um veículo entra em movimento, leva junto tudo o que está dentro dele. Se durante o percurso, o motorista precisar dar uma freada rápida, a ação dos freios segura a carcaça do automóvel e tudo o que estiver preso a ela. Se as pessoas estiverem soltas dentro do carro, elas não vão sofrer a ação dos freios e continuam a se movimentar com a velocidade que o veículo tinha anteriormente. Essa questão do nosso cotidiano está relacionada diretamente com uma lei da física que diz:

(A) toda vez que um corpo exerce uma força sobre o outro, este exerce sobre o primeiro uma força de mesma intensidade.

(B) toda ação resulta em uma reação de igual intensidade e que tem a mesma direção e sentido contrário à da força inicial.

(C) todo objeto tende a permanecer em repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que alguma força

atue sobre ele.

(D) a resultante de forças que atuam sobre um ponto material produz uma aceleração que tem a mesma direção e sentido da resultante.

(E) a intensidade da resultante de forças é diretamente proporcional à aceleração e inversamente proporcional à massa do corpo.

8 - Um aluno colocou sobre uma mesa 5 bloquinhos de madeira, empilhados, e, em seguida, utilizando um martelo, bateu no bloco inferior, conforme representação a seguir.

Após a realização desse experimento, o aluno verificou que o bloco impulsionado pelo martelo é eliminado da pilha, enquanto os demais permanecem na mesa, empilhados.

Essa situação pode ser explicada por meio do princípio da

(A) Ação e Reação.

(B) Composição de Forças.

(C) Aceleração dos Corpos.

(D) Inércia.

 9 – Um truque interessante é o de preparar um mesa com toalha, talheres, pratos, vaso com flores e, com muita velocidade, puxar a toalha de mesa, fazendo com que tudo sobre a mesa continue arrumado. Isso só é possível devido à Lei:

(A(A)  Da gravidade   (B) De Aristóteles   (C) Da ação e reação    (E) Da inércia

 

10 – Analise as duas figuras a seguir:

A(s) Lei(s) que está(ao) envolvida(s) na situação A e B é (são) respectivamente:

(A)  2ª Lei de Newton e 1ª Lei de Newton

(B)  1ª Lei de Newton em ambos os casos

(C) 2ª Lei de Newton em ambos os casos

(D) 1ª Lei de Newton e 2ª Lei de Newton