1ª LEI DE NEWTON -
INÉRCIA
Videoaula da Prof Jack
Introdução
à Física é a ciência que estuda os fenômenos físicos.
àFenômenos físicos são aqueles que afetam a matéria mas sem causar a formação de novas substâncias. São aqueles
relacionados à energia e seus
diferentes tipos como calor, movimento, luz, som, magnetismo, eletricidade etc.
à Isaac
Newton (1642-1727) nasceu em
Woolsthorpe (Inglaterra). Foi educado na Universidade de Cambridge e
considerado aluno excelente e aplicado. Newton fez descobertas importantes em
Matemática, Óptica e Mecânica. Em sua obra “Princípios Matemáticos de Filosofia
Natural”, enunciou as três leis fundamentais do movimento, conhecidas hoje como
Três Leis de Newton.
1ª Lei de Newton ou Lei da Inércia
- Segundo Aristóteles (384 aC a 322 aC), o
movimento de um corpo não é um estado natural. Para que ele ocorra,
é necessária a ação de uma força. Segundo Galileu (1564 dC – 1642 dC), inércia
consiste na tendência natural que os corpos possuem em manter velocidade
constante.
- Enunciado da 1ª Lei de
Newton: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento
uniforme em uma linha reta, a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado
por forças imprimidas sobre ele”. Em outras palavras, a tendência de um corpo que está parado, é
continuar parado, a não ser que uma força atue sobre ele e, a tendência de um
corpo que está em movimento retilíneo com velocidade uniforme é continuar se
movendo assim, a não ser que uma força atue nele.
- Aplicações: importância do cinto de segurança; “mágica” de puxar a toalha da
mesa toda arrumada, os corpos irem para frente ou para trás conforme frenagem
ou arrancada abruptas dos ônibus.
- Não
esquecer: a medida da inércia é igual a medida da massa de um corpo. Quanto
maior a massa de um corpo maior a sua inércia e vice-versa.
EXERCÍCIOS SOBRE 1ª LEI DE NEWTON
1 - Sobre 1ª Lei de
Newton (Princípio da Inércia), indique a afirmativa correta:
(A) Um corpo tende a permanecer em
repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando a resultante das forcas que
atuam sobre ele e nula.
(B) A inércia de um objeto independe de
sua massa
(C) Quando a resultante das forcas que
atuam sobre um corpo e igual a zero, esse corpo somente pode estar em repouso.
(D) Um corpo permanece em movimento
apenas enquanto houver uma forca atuando sobre ele.
2 - Sobre Princípio da Inércia (1ª Lei), indique a
afirmativa correta:
(A) Se estivermos dentro de um ônibus e
deixarmos um objeto cair, esse objeto fará uma trajetória retilínea em relação
ao solo, pois o movimento do ônibus não afeta o movimento de objetos em seu
interior.
(B) Quando usamos o cinto de segurança
dentro de um carro, estamos impedindo que, na ocorrência de uma frenagem,
sejamos arremessados para fora do carro, em virtude da tendência de
permanecermos em movimento.
(C) O estado de repouso e o de movimento
retilíneo independem do referencial adotado.
(D) Quanto maior a massa de um corpo,
mais fácil será alterar sua velocidade.
3 – Leia a tirinha para responder a
atividade.
Assinale a alternativa que contém um exemplo de aplicação da Primeira Lei de Newton
(B) Em um sistema de corpos onde forças não conservativas não realizam trabalho, só pode ocorrer transformação de energia potencial em cinética ou de energia cinética em potencial.
(C) Um livro apoiado sobre uma mesa horizontal é empurrado horizontalmente para a direita com uma força de mesma intensidade da força de atrito que atua sobre ele, mantendo-o em movimento retilíneo e uniforme.
(D) Em uma colisão entre duas bolas de bilhar, a quantidade de movimento do sistema formado por elas imediatamente depois da colisão é igual à quantidade de movimento do sistema imediatamente antes da colisão.
(E) Se a força resultante que atua sobre um carrinho de supermercado enquanto ele se move tiver sua intensidade dobrada, a aceleração imposta a ele também terá sua intensidade dobrada.
4 - (UNESP) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança
deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e
passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto
está relacionada com a:
(A)
Lei de Snell;
(B) Lei de
Ampère;
(C) Primeira Lei de Kepler
(D)
Primeira Lei de Newton;
(E) Lei de
Ohm;
5 - A
imagem mostra um garoto sobre um skate em movimento com velocidade constante que,
em seguida, choca-se com um obstáculo e cai.
A queda do
garoto justifica-se devido à(ao)
(A) princípio da inércia.
(B) ação
de uma força externa.
(C)
princípio da ação e reação.
(D) força
de atrito exercida pelo obstáculo.
6 – Leia a
tirinha para responder a questão:
Ao
analisar a situação representada na tirinha acima, quando o motorista freia
subitamente, o passageiro
(A) tende
a continuar em movimento e colide contra o para-brisa.
(B)
mantém-se em repouso e o para-brisa colide contra ele.
(C)
permanece junto ao banco do veículo, por inércia, e o para-brisa colide contra
ele.
(D) é
empurrado para frente pela inércia e colide contra o para-brisa.
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- Quando um veículo entra em movimento, leva junto tudo o que está dentro dele.
Se durante o percurso, o motorista precisar dar uma freada rápida, a ação dos
freios segura a carcaça do automóvel e tudo o que estiver preso a ela. Se as
pessoas estiverem soltas dentro do carro, elas não vão sofrer a ação dos freios
e continuam a se movimentar com a velocidade que o veículo tinha anteriormente.
Essa questão do nosso cotidiano está relacionada diretamente com uma lei da
física que diz:
(A)
toda vez que um corpo exerce uma força sobre o outro, este exerce sobre o
primeiro uma força de mesma intensidade.
(B)
toda ação resulta em uma reação de igual intensidade e que tem a mesma direção
e sentido contrário à da força inicial.
(C)
todo objeto tende a permanecer em repouso ou movimento retilíneo uniforme, a
menos que alguma força
atue
sobre ele.
(D)
a resultante de forças que atuam sobre um ponto material produz uma aceleração
que tem a mesma direção e sentido da resultante.
(E)
a intensidade da resultante de forças é diretamente proporcional à aceleração e
inversamente proporcional à massa do corpo.
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- Um aluno colocou sobre uma mesa 5 bloquinhos de madeira, empilhados, e, em
seguida, utilizando um martelo, bateu no bloco inferior, conforme representação
a seguir.
Após
a realização desse experimento, o aluno verificou que o bloco impulsionado pelo
martelo é eliminado da pilha, enquanto os demais permanecem na mesa,
empilhados.
Essa
situação pode ser explicada por meio do princípio da
(A)
Ação e Reação.
(B) Composição de Forças.
(C)
Aceleração dos Corpos.
(D)
Inércia.
9 – Um truque interessante é o de preparar um mesa com toalha, talheres, pratos, vaso com flores e, com muita velocidade, puxar a toalha de mesa, fazendo com que tudo sobre a mesa continue arrumado. Isso só é possível devido à Lei:
(A(A) Da gravidade (B) De Aristóteles (C) Da ação e reação (E) Da inércia
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– Analise as duas figuras a seguir:
A(s) Lei(s) que está(ao) envolvida(s) na situação A e B é
(são) respectivamente:
(A) 2ª
Lei de Newton e 1ª Lei de Newton
(B) 1ª
Lei de Newton em ambos os casos
(C) 2ª
Lei de Newton em ambos os casos
(D) 1ª
Lei de Newton e 2ª Lei de Newton