SISTEMA SENSORIAL - ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - 2 - AUDIÇÃO
|
As orelhas humanas, para serem estudadas, são divididas em três segmentos: orelha externa – do pavilhão auricular até o tímpano; orelha média – do tímpano até a janela oval; orelha interna – da janela oval até o nervo acústico ou ótico.
Orelha externa
Com o tímpano vibrando, os ossículos martelo, bigorna e estribo também vibram, transmitindo essa vibração para a janela oval, que fica no vestíbulo.
cada estrutura dessas tem uma função específica. A orelha média possui as funções de amplificar e de conduzir o estímulo sonoro até a orelha interna, para que o som continue seu caminho.
Segundo o site https://escutando.wixsite.com/audicao/a-orelha, quem divide a orelha média da externa é o tímpano. Ele irá vibrar por meio do estímulo sonoro, e também transmitirá essa vibração para os ossículos, assim, os ossículos responderão com uma ação de alavanca movimentando a janela oval, desse modo, conduzindo o estímulo sonoro até a orelha interna.
Há dois mecanismos de amplificação do estímulo sonoro na orelha média: um é pela ação de alavanca dos ossículos e o outro é pela diferença de diâmetro do tímpano e da janela oval.
A tuba auditiva, também conhecida como trompa de Eustáquio, possui como principais funções a equalização da pressão entre a orelha média e o ambiente, e permite a drenagem de secreções da orelha média para a nasofaringe.
A orelha média possui músculos que contraem quando recebemos um estímulo sonoro muito forte por meio de uma ação reflexa, protegendo a orelha.
Resumindo! Graças ao tímpano, aos músculos e a esses três ossinhos, que são o menores do nosso corpo (!), conseguimos conduzir o som até a próxima estação.
Na orelha média também estão os canais semicirculares, cheios de líquido que se move conforme a posição de nosso corpo, avisando ao nosso cerebelo como deve atuar para manter o nosso equilíbrio.
Além disso, a orelha média tem a tuba auditiva ou trompa de
Eustáquio, que comunica as orelhas com a garganta, auxiliando no controle da
pressão de ar dentro das orelhas.
Analise a figura a seguir e localize a "tuba de Eustáquio". É dela que estamos falando.
c) Orelha
interna
Analise na figura a seguir, onde se localizam as estruturas referentes à orelha interna. Elas são o vestíbulo e a cóclea.
A figura a seguir, destaca as estruturas das orelhas internas, especialmente a cóclea.
Veja agora uma foto das estruturas:
O vestíbulo e a
cóclea são preenchidos por líquidos que vibram com o som. Com a vibração do
líquido dentro da cóclea, células ciliadas receptoras vibram também e essa
vibração é levada pelo nervo acústico/ótico para o cérebro, na região do córtex
auditivo, para as vibrações serem traduzidas em sons.