quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

 SISTEMA SENSORIAL - ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - 2 - AUDIÇÃO


 

https://www2.ib.unicamp.br/atlasorelha/bineuorelha1.html


As orelhas humanas, para serem estudadas, são divididas em três segmentos: orelha externa – do pavilhão auricular até o tímpano; orelha média – do tímpano até a janela oval; orelha interna – da janela oval até o nervo acústico ou ótico.

Orelha externa

https://escutando.wixsite.com/audicao/a-orelha

    O pavilhão auricular recolhe as ondas sonoras que nada mais são do que ar em movimento. O som chega até o tímpano através do conduto auditivo. Ao bater no tímpano, o som faz essa fina membrana vibrar.
    O conduto auditivo tem sua epiderme recoberta por glândulas cerosas ou ceruminosas, que produzem o cerume para proteger as orelhas contra a entrada de micro-organismos invasores. Deve-se ter muito cuidado na higienização do conduto auditivo, evitando a utilização de palinetes com pontas revestidas de algodão dentre outros materiais, pois é possível causar a ruptura a membrana timpânica, como mostra a figura a seguir.

https://www.jornalciencia.com/wp-content/uploads/2017/01/e-possivel-furar-os-timpanos_2.jpg

                     
Orelha média

Com o tímpano vibrando, os ossículos martelo, bigorna e estribo também vibram, transmitindo essa vibração para a janela oval, que fica no vestíbulo. 

cada estrutura dessas tem uma função específica. A orelha média possui as funções de amplificar e de conduzir o estímulo sonoro até a orelha interna, para que o som continue seu caminho.

Segundo o site https://escutando.wixsite.com/audicao/a-orelha, quem divide a orelha média da externa é o tímpano. Ele irá vibrar por meio do estímulo sonoro, e também transmitirá essa vibração para os ossículos, assim, os ossículos responderão com uma ação de alavanca movimentando a janela oval, desse modo, conduzindo o estímulo sonoro até a orelha interna.

        Há dois mecanismos de amplificação do estímulo sonoro na orelha média: um é pela ação de alavanca dos ossículos e o outro é pela diferença de diâmetro do tímpano e da janela oval.

A tuba auditiva, também conhecida como trompa de Eustáquio, possui como principais funções a equalização da pressão entre a orelha média e o ambiente, e permite a drenagem de secreções da orelha média para a nasofaringe.

A orelha média possui músculos que contraem quando recebemos um estímulo sonoro muito forte por meio de uma ação reflexa, protegendo a orelha.

Resumindo! Graças ao tímpano, aos músculos e a esses três ossinhos, que são o menores do nosso corpo (!), conseguimos conduzir o som até a próxima estação.



https://aporiaredacao.wordpress.com/2016/12/23/entenda-o-que-e-a-musica-e-os-motivos-pelos-quais-voce-deveria-se-importar-mais-com-ela/anatomia-da-orelha-media/

    Veja a seguir uma foto real da membrana timpânica:
https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/doen%C3%A7as-do-ouvido-m%C3%A9dio/perfura%C3%A7%C3%A3o-do-t%C3%ADmpano


Na orelha média também estão os canais semicirculares, cheios de líquido que se move conforme a posição de nosso corpo, avisando ao nosso cerebelo como deve atuar para manter o nosso equilíbrio. 

https://www2.ib.unicamp.br/atlasorelha/bineuorelha1.html



Além disso, a orelha média tem a tuba auditiva ou trompa de Eustáquio, que comunica as orelhas com a garganta, auxiliando no controle da pressão de ar dentro das orelhas.

Analise a figura a seguir e localize a "tuba de Eustáquio". É dela que estamos falando.

https://ares.unasus.gov.br/acervo

    Na figura a seguir, observe como a tuba auditiva liga o sistema auditivo com o sistema respiratório:
https://pbs.twimg.com/media/ESiCXpDXYAAwMZD.png

    Devido a essa comunicação, por vezes, uma pessoa que tem infecções respiratórias recorrentes, pode acumular secreções na tuba auditiva, atingindo os ossículos e o tímpano, impedindo a vibração correta desses componentes, o que afeta a audição causando perdas significativas. Existe uma cirurgia simples para essas situações que permitem a colocação de minúsculos drenos para poder extravasar essa secreção acumulada, de forma a recuperar a audição.


c)       Orelha interna

Analise na figura a seguir, onde se localizam as estruturas referentes à orelha interna. Elas são o vestíbulo e a cóclea.

A figura a seguir, destaca as estruturas das orelhas internas, especialmente a cóclea.


Veja agora uma foto das estruturas:


https://blogs.cdn.medel.com/blog.medel.com/uploads/20180628144207/Rask-Anderson-03a.jpg


O vestíbulo e a cóclea são preenchidos por líquidos que vibram com o som. Com a vibração do líquido dentro da cóclea, células ciliadas receptoras vibram também e essa vibração é levada pelo nervo acústico/ótico para o cérebro, na região do córtex auditivo, para as vibrações serem traduzidas em sons.

https://s2.glbimg.com/C79wN3FGsEMK6cTFDLaFshf6gTw=/0x0:1440x786/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/P/A/7JTMmvSwuwnaKXP4kvtw/coclea.jpg

Na foto a seguir, você pode ver um corte microscópico da cóclea, mostrando os cílios dela.

https://www.sonoticiaboa.com.br/2019/08/06/pesquisadores-descobrem-proteina-que-pode-reverter-surdez

    Caso você tenha muitas curiosidades sobre surdez, existe um manual do SUS que é muito explicativo e ilustrado.
    O link para esse manual é:  chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/27213/1/Tipos%20de%20perda%20auditiva.pdf